segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Futebol - 4ª jornada época 2010/2011

Caros amigos Portistas,
Depois dos elogios que já li na onda cibernética portista, pouco mais há para acrescentar, resta-me apenas dizer que com este espectáculo, que foi praticado por estas duas equipas nortenhas, sem dúvida que dá gosto assistir a um jogo de futebol, quer ao vivo, ou na TV.
Claro que estou orgulhoso daquele empenho em campo dos nossos jogadores, que rápida resposta aos golos do Braga, que bravos guerreiros, que lutadores. Sem dúvida que o arbitro esteve muito bem nesta partida, para o que habitualmente se costuma ver, mas os jogadores também ajudaram, pois praticaram um tipo de futebol limpo, sem maldade. Mas de parabéns também estamos nós adeptos de futebol, sem casos apontar de maior entre as claques, a não ser os habituais cumprimentos de praxe como é habitual, e toda a gente gosta de os ouvir, mas muitos até fingem que não, e isso é que eu acho deveras engraçado. E aquele fumo azul e branco na curva foi de arrebentar. Apenas de lamentar neste fim-de-semana o que tenho a dizer é que a comunicação social (SIC) abra o seu telejornal em horário nobre com a notícia do vidro partido da camioneta das gaivotas, e insinuando e deixando bem claro que foi á saída do Porto como quem diz, isto foi obra dos SD, não disseram mas pouco faltou. Um verdadeiro incentivo a violência só que disfarçado, tenham vergonha senhores jornalistas, isto já para não falar da outra vergonha que foi durante esta semana a nojenta entrevista do Rodrigo ao presidente das gaivotas, que espectáculo degradante, um presidente sem categoria, um autentico parolo, muito preocupado com a oferta da camisola, e nada disse ou apresentou de novo, desculpando-se com as más arbitragens, etc.etc. Sr. Presidente das gaivotas aprenda de uma vez por todas que é dentro do campo que se vê quem são os melhores, e não fora com ataques baixos, e insinuações, e algumas injurias até, que falta de personalidade. Bem eu já tinha dito que este campeonato vai dar pano para mangas, e pelo menos já está e com 9 metros de comprimento. :)

fotosdacurva



1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Grande enchente - 47.617 espectadores, 2.500 vindos de Braga -, grande ambiente, grande espectáculo, duas grandes equipa e um Porto à Porto, principalmente na segunda-parte.

Na primeira-parte vimos um Dragão que não entrou bem, que esteve lento, pouco pressionante, desinspirado, até nervoso e que foi incapaz de perceber como devia enfrentar uma equipa compacta, organizada, que defende bem e com muitos, um Dragão que apenas reagiu depois de sofrer um golo, que se calhar não merecia - A equipa de Domingos estava bem, controlava, mas não criava perigo. A perder o conjunto portista soltou-se, passou a jogar melhor, mais rápido, com mais gente a aparecer na frente e chegou ao empate, justo, depois de uma grande jogada de Hulk, concluída por S.Varela, que se limitou a empurrar.
Nada mais digno de registo se passou na etapa inicial...

Na segunda-parte tudo foi diferente. O F.C.Porto entrou forte, esclarecido, dominador, a jogar bem, encostou o Braga lá atrás, criou um e outro lance de golo e quando se esperava o golo portista, contra a corrente do jogo, no único remate que a equipa de Domingos fez à baliza, Lima - parece talhado para marcar ao F.C.Porto...- colocou os bracarenses em vantagem. Mesmo sendo esse um dos encantos do futebol, foi injusto, muito injusto para o conjunto de Villas-Boas... Mas este é um Grande Dragão, um Dragão que tem crença, tem atitude, tem alma, força anímica, vontade de vencer, não se deixa abater, sabe reagir e mesmo que tivesse beneficiado de ter conseguido logo de seguida o golo do empate, com tudo o que isso significou em suporte psicológico, não se conformou, não abrandou e conseguiu chegar à vantagem e à vitória. Uma vitória cristalina, justa e indiscutível, frente a um bom adversário, sem dúvida, mas que hoje mereceu perder, ao contrário da ideia que tentou passar o treinador bracarense. Utilizando argumentos de sorte para a frente e ressaltos para trás, chegando a dizer que a vitória caiu para o lado do F.C.Porto, mas podia ter caído para o lado do Braga, Domingos Paciência não deve ter visto bem o jogo. O Conjunto azul e branco fez quatro remates?! e quantos fez o Braga, Domingos?

Resumindo: quando digo que o Grande Dragão está de volta, não é porque a exibição fosse de uma exuberância que me tenha enchido completamente as medidas. Não, estivemos pouco inspirados na primeira-parte - até ao empate - e muito bem na segunda. O que me deixa feliz e tranquilo, é aquilo que a equipa portista - treinador incluído - mostra, noutra componente, naquilo em que o F.C.Porto sempre foi forte e que na temporada anterior só aparecia de vez em quando, nos jogos em que se faziam apelos ao brio e ao carácter do grupo. Como referi anteriormente e que resumidamente, repito, a atitude, vontade de vencer, um enorme espírito de grupo, junto a princípios de jogo bem definidos, são a imagem de marca deste F.C.Porto e isso também tem a ver com o líder da equipa técnica.

Hulk fantástico, mas a equipa, a equipa é que está forte.

Um abraço