segunda-feira, 29 de setembro de 2008

115 ANOS DE CONQUISTAS




Comemorações do 115º aniversário: Pinto da Costa: “Esperança e certeza de que continuará a crescer"

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, presidiu ontem às comemorações que assinalam o 115º aniversário do clube sob o signo da "esperança e certeza" de que "continuará a crescer". Pinto da Costa, eleito pela primeira vez presidente do clube em 1982, funções que desempenha ininterruptamente até hoje, deu início às cerimónias com o hastear da bandeira na Praça do Estádio do Dragão.

A bandeira azul e branca foi transportada pelos capitães Filipe Santos (hóquei em patins), Nuno Marçal (basquetebol) e António Arezes (andebol), bem como por Frasco, em representação do futebol. "O mastro da bandeira parece que está mais alto, como as conquistas do clube", gracejou Pinto da Costa no final da cerimónia, acrescentando que a sua permanência e continuidade no clube será vivida "dia a dia".

O também histórico presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, Sardoeira Pinto, destacou na recepção aos convidados os "115 anos de glórias de um clube que dedicou a sua vida toda à cidade, ao país e ao Desporto. "Valeu a pena amar o FC Porto e fazer dele o maior clube de Portugal e é aqui que sentimos a força que nos impele a continuar a vencer", disse Sardoeira Pinto, desejando que os portistas sejam "dignos sucessores dos que os antecederam".

Já no Cemitério de Agra monte, para onde a comitiva portista se dirigiu após o hastear da bandeira, Sardoeira Pinto pediu um momento de recolhimento junto "ao monumento erguido à saudade pelas grandes glórias do FC Porto". "Estar aqui é tonificar a alma com quem se dedicou inteiramente ao clube" é "respirar azul e branco", sublinhou o dirigente, segundos antes de se recolher ao silêncio perante a memória de nomes como Pavão, Pedroto e Pinga.

A visita a Agra monte teve paragens nos jazigos de Monteiro da Costa (presidente do clube entre 1906 e 1911), Miguel Siska (ex-jogador e treinador campeão em 1938/39 e 39/40) e António Nicolau de Almeida (um dos fundadores).

A cerimónia das comemorações do 115º aniversário, que visam "recordar grandes feitos, mas também projectar novas conquistas", prosseguiu com uma missa na Igreja das Antas e um jogo de veteranos entre FC Porto e Boavista, no Vitalis Park, antigo Campo da Constituição.



Conhecer e respeitar o passado, para melhor projectar o futuro.
Parabéns FCP.


"texto O Jogo"



Sem comentários: