sábado, 27 de novembro de 2010

Sendo assim é mais um recorde a nivél nacional - FC Porto gera 95 milhões e já prevê o título.

Maior orçamento de sempre em Portugal 'precisa' de mais vendas até Junho. O FC Porto está em grande no plano desportivo, e isso traduz-se em lucro financeiro. Os accionistas da SAD portista aprovaram ontem, em assembleia geral, um orçamento recorde que prevê proveitos de 94,7 milhões de euros e um lucro líquido de 2,1 milhões para o exercício 2010/11. E já menciona verbas esperadas com venda de activos e gastos com a compra de passes de jogadores. O orçamento disponibiliza 26,25 milhões de euros para o reforço do plantel, sendo que o clube já investiu 11 milhões no passe de Moutinho.

O maior orçamento da história do futebol português prevê a participação na próxima edição da Champions, com uma receita orçamentada de 10,54 milhões de euros. Para isso a equipa tem de ser campeã ou vice e jogar o play--off de acesso à prova da UEFA.

Mas a receita mais expressiva será gerada com a venda de activos. O FC Porto espera encaixar 47,3 milhões de euros - metade do total de proveitos - com a transferência de jogadores. E para isso os dragões precisam de encaixar até ao final do exercício (30 de Junho de 2011) "apenas" 12,37 milhões de euros com a venda de passes. Já foram assegurados 35 milhões, com as transferências de Bruno Alves para o Zenit (22 milhões de euros) e de Raul Meireles (13 milhões) para o Liverpool em Agosto.

A tarefa não será difícil, tendo em conta a cobiça de clubes europeus em alguns dragões, como Hulk (tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões) e Falcao (não tem valor definido, mas o FC Porto quer blindar o colombiano com uma cláusula milionária). Mas nenhum dos dois sairá do Dragão em Janeiro e serão outros os activos a negociar. Fucille e Rodríguez são dois dos "vendáveis". A SAD espera receber 9,3 milhões de euros com os direitos televisivos, 11,75 com a bilheteira, dividida entre bilhetes anuais (4,25), bilhetes normais (4,08) e quotização (3,42), e10,7 milhões com patrocínios.

O técnico André Villas-Boas acredita que Moutinho vai fazer um grande jogo em Alvalade e desconfia das recentes palavras elogiosas do presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt. "Não sei se a mensagem não será de cariz inibidor, já que surgiu da mesma pessoa que o criticou com dureza. Mas o FC Porto não dorme e Moutinho vai manter um nível altíssimo durante o jogo."

O treinador portista confirmou depois a recuperação de Varela para o clássico de hoje em Alvalade (21.15, Sport TV1).

fonte: dndesporto

1 comentário:

Gaspar Lança disse...

Jogo fraquinho, o de ontem. Valeu o golo de Falcao, e se não fosse a expulsão o jogo poderia ter um rumo diferente.

Um abraço.