domingo, 12 de dezembro de 2010

Pressão defensiva asfixiou Ovarense.

Oito vitórias em oito jogos, a sexta por mais de 20 pontos (94-69) e uma exibição colectiva sem mácula, com seis jogadores a atingirem pontuações compostas por dois dígitos. Depois do Benfica, a Ovarense tombou também no Dragão Caixa, derrubada, este domingo, por uma pressão defensiva asfixiante e pelo cintilar de um ataque arrasador.


Intensa, marcada por um profundo equilíbrio após os cinco minutos iniciais, fase em que os Dragões construíram um parcial favorável de 11-2, a primeira parte expirou com os azuis e brancos na frente (41-38), mas com tudo por resolver, delegando na segunda metade a responsabilidade de definir o vencedor.

As dúvidas, contudo, não resistiriam mais do que alguns segundos, porque os dois primeiros lançamentos portistas do terceiro período não poderiam ser mais esclarecedores. Com dois triplos, de Miguel Miranda e Sean Ogirri, os Dragões, que entretanto acentuaram a pressão sobre o base adversário, acrescentaram seis pontos à diferença, redescobrindo a vertente exterior de um jogo que passou a dominar em definitivo.

O brilho crescente da equipa de Moncho López, que baralhara marcações e, sobretudo, a estratégia a Mário Leite, ao acrescentar novo foco de criatividade desde o momento em que juntou José Costa a Sean Ogirri, não tinha mais travão, mesmo privado de Julian Terrell, que atingiu a quarta falta demasiado cedo, embora já com 15 pontos somados. «O terceiro período teve grandes momentos de basquetebol e foi decisivo», observou, no final, o treinador dos Dragões, com um parcial de 30-16 a reforçar a argumentação.

«Estamos a atravessar um momento muito bom a nível ofensivo e sabíamos que conseguiríamos vencer, desde que mantivéssemos o equilíbrio entre o jogo interior e o exterior», acrescentou o técnico espanhol durante a conferência de imprensa, antes de sublinhar a relevância das alterações a que procedeu para a segunda parte. «Permitiram-nos fechar o caminho para o cesto, o que devolveu segurança e motivação à equipa». Os números da segunda metade, ao longo da qual os Dragões cavaram uma diferença de 22 pontos (53-31), são elucidativos e determinantes.

FICHA DE JOGO

III Campeonato da LPB, 8.ª jornada
12 de Dezembro de 2010
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.203 espectadores

Árbitros: Luís Lopes, Paulo Marques e Paulo Sousa

FC PORTO FERPINTA (94): Sean Ogirri (12), Carlos Andrade (9), Nuno Marçal (4), Greg Stempin (18) e Julian Terrell (15); Miguel Miranda (11), João Santos (11), David Gomes (2), João Soares (0), José Costa (12), Pedro Catarino (0), Diogo Correira (0)
Treinador: Moncho López

OVARENSE (69): Jason Smith (13), Fernando Neves (8), Nuno Cortez (21), Mattew Webster (8) e Ryan Schneider (5); André Pinto (2), Nuno Manarte (12), Nelson Costa (0)
Treinador: Mário Leite

Ao intervalo: 41-38
Por períodos: 23-21, 18-17, 30-16 e 23-15

Sem comentários: