sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Quarteto conheceu os próximos adversários.

FC Porto, Benfica, Sporting e Braga ficaram a conhecer os adversários nos 16 avos-de-final, depois do sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, que ditou alguns embates interessantes. O AC Sparta Praha vai medir forças com o Liverpool FC, enquanto o BSC Young Boys tem a dura tarefa de enfrentar o FC Zenit St Petersburg, segundo ditou o sorteio dos 16 avos-de-final e dos oitavos-de-final da UEFA Europa League, realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.
Os "reds" de Roy Hodgson apostam na conquista do troféu pela primeira vez desde a sua reformulação, após terem conquistado por três vezes a Taça UEFA e podem esperar um teste difícil frente ao gigante checo. Entretanto, o Young Boys tem pela frente o Zenit (de Fernando Meira, Bruno Alves e Danny), recém-sagrado campeão da Rússia e que não teve problemas na fase de grupos, na qual venceu os seis jogos com uma média de três golos. Por coincidência, a outra equipa da Suíça ainda em prova, o FC Basel 1893, também foi emparelhado com um adversário russo, o FC Spartak Moskva. Há ainda um confronto entre vizinhos belgas e holandeses, quando o RSC Anderlecht defrontar o AFC Ajax, que se tinham encontrado pela primeira vez na época passada durante a fase de grupos da UEFA Champions League.

Por seu lado, o FC Porto, líder isolado da Liga portuguesa , regressa à Andaluzia, onde conquistou a Taça UEFA em 2002/03 (3-2 frente ao Celtic FC), defrontando o Sevilla FC num duelo ibérico interessante. Ao Sporting coube em sorte os escoceses do Rangers FC, equipa que eliminou os "leões" nos quartos-de-final da edição 2007/08 da Taça UEFA. Após um empate a zero em Glasgow, na primeira mão, o Rangers venceu o segundo jogo no Estádio José Alvalade, por 2-0.

Quanto ao Benfica, volta a ter pela frente uma equipa da Alemanha. Depois de ter perdido por duas vezes ante o FC Schalke 04 na fase de grupos da presente edição UEFA Champions League, segue-se o VfB Stuttgart, que defrontou os "encarnados" na fase de grupos da Taça UEFA em 2004/05. Além disso, Estugarda não traz boas recordações à equipa de Lisboa, pois aí perdeu a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987, frente ao PSV Eindhoven, no desempate por penalties.

Do lote de equipas portuguesas, resta mencionar o Braga, que após desempenho meritório na UEFA Champions League se desloca agora até à Polónia para jogar com o KKS Lech Poznań, uma das agradáveis surpresas da prova até ao momento e uma das equipas que impediu a poderosa Juventus de continuar em prova.

A maior parte dos jogos realiza-se nos dias 17 e 24 de Fevereiro (ver excepções na lista abaixo), com os oitavos-de-final a terem lugar nos dias 10 e 17 de Março. O sorteio das últimas eliminatórias está agendado para dia 18 de Março, em Nyon. Quanto à final, será na Dublin Arena, a 18 de Maio. As equipas presentes nos 16 avos-de-final não podiam defrontar adversários que já tinham encontrado na fase de grupos ou que fossem do mesmo país, mas essa restrição não se verifica a partir dos oitavos-de-final.

As equipas mencionadas em primeiro lugar jogam em casa a primeira mão.

Sorteio dos 16 avos-de-final
SSC Napoli (ITA) - Villarreal CF (ESP)
Rangers FC (SCO) - Sporting (POR)
AC Sparta Praha (CZE) - Liverpool FC (ENG)
RSC Anderlecht (BEL) - AFC Ajax (NED)
KKS Lech Poznań (POL) - Braga (POR)
Beşiktaş JK (TUR) - FC Dynamo Kyiv (UKR)
FC Basel 1893 (SUI) - FC Spartak Moskva (RUS)
BSC Young Boys (SUI) - FC Zenit St Petersburg (RUS)
Aris Thessaloniki FC (GRE) - Manchester City FC (ENG)*
PAOK FC (GRE) - PFC CSKA Moskva (RUS)**
Sevilla FC (ESP) - FC Porto (POR)**
FC Rubin Kazan (RUS) - FC Twente (NED)
LOSC Lille Métropole (FRA) - PSV Eindhoven (NED)
Benfica (POR) - VfB Stuttgart (GER)
FC BATE Borisov (BLR) - Paris Saint-Germain FC (FRA)
FC Metalist Kharkiv (UKR) - Bayer 04 Leverkusen (GER)

* primeira mão agendada para terça-feira, dia 15 de Fevereiro
** segunda mão agendada para terça-feira, dia 22 de Fevereiro

Sorteio dos oitavos-de-final
Benfica/Stuttgart - BATE/PSG
Beşiktaş/Dynamo Kyiv - Aris/Manchester City
Rubin/Twente - Young Boys/Zenit
PAOK/CKSA Mokva - Sevilla/Porto
Lille/PSV - Rangers/Sporting
Metalist/Leverkusen - Napoli/Villarreal
Anderlecht/Ajax - Basel/Spartak Moskva
Sparta Praha/Liverpool - Lech/Braga

1 comentário:

Anónimo disse...

blog Ultra e nacional

http://ultimobastiao.wordpress.com/