sábado, 23 de outubro de 2010

Crianças do IPO constroem Estádio do Dragão em Lego.

A "Projecto Construir" e o IPO do Porto uniram forças e desafiaram as crianças internadas no serviço de Pediatria a construir um Estádio do Dragão totalmente em peças Lego. O trabalho ainda vai a meio mas já se percebe que, quando estiver concluída, será a maior construção em Lego alguma vez feita em Portugal.

Ao todo, serão utilizadas 120 mil peças para construir uma réplica do Dragão com 7500 lugares sentados e 10,2 m2 de área. A minúcia é tanta que haverá balneários, camarotes VIP, sala de Imprensa, estacionamento para os autocarros, iluminação e ecrãs gigantes. A envolvente terá roulotes, bancas de cachecóis, uma estação de metro e o próprio metro circulará à volta e sob o estádio.

O mentor é Romão Santos que quis partilhar a sua paixão pelos Legos com crianças. Especialmente com aquelas que estão a passar por momentos menos bons. Dirigiu-se à associação Acreditar que contactou a direcção do IPOP. Tanto o Futebol Clube do Porto, como a própria Lego mostraram-se interessados e foram "inexcedíveis e incansáveis" no apoio. Seguiu-se todo o planeamento que culminou num manual com 3600 páginas.

"Começámos em meados de Julho e estamos a meio da construção. A este ritmo, dentro de um mês e pouco devemos ter o estádio pronto", afirma, com uma pontinha de orgulho o "director--técnico" da obra.

As crianças do IPOP aderiram sem reservas e sem olhar às cores clubísticas e até já fazem fila à porta à espera do monitor. "Além da construção ser divertida, a conclusão vai ser muito gratificante para a auto-estima das 40 crianças entre os três e os 17 anos que estão envolvidas. É importante que elas, apesar de tudo pelo que estão a passar, se sintam capazes de fazer uma coisa destas", explica Romão Santos.

Lucília Norton, a directora do serviço de Pediatria do IPOP revela que acolheu o projecto "de imediato e com entusiasmo" e que pretende levar a cabo mais projectos semelhantes.

"As nossas crianças têm necessidades como as outras. Têm o direito de ser saudáveis e de ver satisfeitas todas as suas necessidades nos aspectos lúdicos e pedagógicos. Daí o investimento neste projecto que se enquadra perfeitamente nesse âmbito e que ainda estimula a concentração e o trabalho em equipa", considerou a médica.



Retirado do blog: http://euodeiolisboa.blogspot.com/

Sem comentários: