quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FC Porto brilha na Liga Europa com chapa 3 + (1 mal anulado).

O FC Porto venceu o Besiktas (1-3), esta quinta-feira, em jogo da 3ª Jornada do Grupo L da Liga Europa e isolou-se no comando do agrupamento, com nove pontos, ao mesmo tempo que alcançou o melhor resultado de sempre no historial de jogos realizados na Turquia.
O "Inferno" que se produziu por os adeptos do Besiktas no Estádio Inonu quase que fazia estragos nas aspirações do FC Porto em sair de Istambul com três pontos na bagagem, mas a exibição segura, pragmática e eficaz dos homens de AVB resolveu um jogo que chegou a ser sofrido. Helton, em noite verdadeiramente inspirada, foi o melhor jogador em campo. O Besiktas pressionou muito, mas o FC Porto conseguiu chegar ao golo, aos 26'. Na sequência de um canto, Falcao antecipou-se a Toraman e cabeceou para o fundo da baliza de Arikan. Certo é que as contas do encontro poderiam ter ficado mais complicadas com a expulsão (vermelho directo) de Maicon, aos 43', mas a melhor gestão azul-e-branco permitiu uma saída em grande de um desafio que pareceu mais complicado. Na 2ª Metade, e já sem Falcao - que dera lugar à entrada de Otamendi - a tranquilidade tomou conta de um FC Porto algo nervoso na 1ª Parte e Hulk, a confirmar o bom momento de forma que atravessa, sentenciaria a partida. Por duas ocasiões, o "Incrível" bateu a defesa turca: aos 59' e aos 77', sempre com remate pensado, ponderado e preciso. Já perto do final, os portistas iriam ficar reduzidos a 9 unidades, por expulsão de Fernando, após ver o segundo amarelo das mãos do árbitro Clos Gómez. Aos 91', e decorrente dessa superioridade numérica, Bobô haveria de reduzir a desvantagem final para 1-3. De resto, os responsáveis do FC Porto têm queixas da arbitragem do árbitro espanhol, ainda na 1ª Parte, Falcao viu aquele que seria o segundo golo da sua conta anulado por falta inexistente sobre um defesa contrário.


4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Heróis sim!

Heróis porque frente a bom e surpreendente adversário, com um grande coração e empurrado por um público fantástico - é um exemplo... - e tendo que aguentar com uma arbitragem caseira, que já não se usa - o golo de Falcao, que o árbitro invalidou, foi um escândalo que não se admite. J.Rita, na Antena 1, ao dizer que foi por fora-de-jogo, devia ser obrigado a pedir desculpas públicas ao F.C.Porto - foi capaz, mesmo sem ser brilhante, de conseguir os seus objectivos, conquistar uma vitória e dar um passo quase decisivo para a fase seguinte. Foi um Porto unido, solidário, organizado, com alma e espírito do Dragão, o espírito que fez de nós grandes entre os grandes e nos levou ao topo do Mundo. Um Porto que não se refugia em lamechisses, desculpas esfarrapadas ou de mau pagador. Um Porto que em várias fases da primeira-parte esteve mal, na organização, no controlo do jogo, na cobertura das laterais, deu muito espaço e por isso teve problemas, mas nunca foi banal. Um Porto que soube sofrer, ser unido, solidário e esperar o tempo certo e o momento oportuno, para na segunda, ganhar e de uma forma que até aos turcos convenceu. Um Porto bem dirigido, táctica e mentalmente, por um jovem treinador, que a cada dia que passa, mostra que tem um grande talento e é um verdadeiro líder.

Em resumo, um Porto que está bem, que se recomenda, que tem estofo.

Não devemos embandeirar em arco, mas depois do que vimos hoje, no inferno de Inonu, temos todas as razões para ter confiança neste Porto, que a cada dia que passa está mais consistente, mais forte, mais equipa.
Temos todas as razões para encarar o futuro com grande tranquilidade, na certeza, que temos gente que merece todo o crédito.

Um abraço

Anónimo disse...

Grande vitória perante o semblante turco, qual turbas infiéis de antanho e dos que aparecem em capitais de império... mas, desta vez, diante de adeptos rendidos à classe Portista e contra arbitragem comprometida com algo afim de mourama... em terra da mesquita e olho azul!

http://longara.blogspot.com/

Abraço

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Vitória importante frente a um adversário aguerrido e por vezes excessivamente agressivo.

O ambiente infernal que os turcos sabem proporcionar, funcionou em pleno em termos de pressão... para a equipa de arbitragem que estava «borrada» de medo.

Só assim se explica a dualidade de critérios e a cegueira. Um golo mal invalidado e um penalty não assinalado sobre Falcao, foram «apenas» duas das muitas bacoradas da arbitragem caseira.

Nas expulsões esteve bem. Fernando já com amarelo, forçou a sua expulsão ao agarrar, inadvertida e incompreensivelmente, a bola.

Vitória da classe e da inteligência.

Helton e Hulk sobressaíram num conjunto de boas exibições.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Sair do Estádio Inonu aplaudidos de pé pelos fervorosos adeptos do Besiktas, diz tudo acerca da nossa fantástica exibição.

Foi uma arbitragem vergonhosa, que nos prejudicou, e que só a nossa brilhante exibição, e capacidade de controlo emocional de uma equipa do FC Porto, cada vez mais madura e consistente, nos permitiu levar de vencida este difícil adversário.

Os turcos entraram pressionantes na partida, mas Helton foi um muralha e transmitiu a tranquilidade necessária para segurar o ímpeto turco.

Moutinho e Fernando estiveram brilhantes no nosso meio campo. Controlamos o jogo, e na segunda parte dominamo-lo mesmo com um homem a menos.

Falcao com o seu faro goleador apontou um excelente golo de cabeça na sequência de um canto. Sofreu um penalti e viu-lhe anulado um golo.

Com a expulsão de Maicon, as coisas poderiam ter-se complicado, mas o nosso meio campo conseguiu segurar os turcos, e com um Hulk poderoso na frente de ataque, conseguimos chegar aos 3 a 0 com uma classe só ao alcance de grandes equipas europeias.

Este FC Porto é claramente uma equipa de topo do futebol europeu e deveria estar a lutar na Liga dos Campeões. Tem sido vergonhosa e lastimável a imagem que Benfica e Braga tem passado do nosso futebol.

Espero nunca mais ver este árbitro espanhol a apitar nas competições europeias. Passaram em claro pisadelas, puxões, um penalti, um golo mal anulado...enfim foi deplorável esta arbitragem.

Na minha opinião, apesar de Hulk ter apontado 2 golos e de Moutinho e Fernando terem sido enormes, Helton foi o melhor em campo.
No início do jogo transmitiu uma segurança à equipa que só está ao alcance dos grandes guarda-redes. Saiu da baliza para evitar o golo de Nihat logo nos minutos iniciais, e ao longo da partida, transmitiu confiança e segurança aos seus companheiros de sector.

Grande noite europeia do FC Porto, da qual todos nós nos podemos orgulhar. Fomos bravos, valentes e inteligentes. Contra tudo e contra os jogadores venceram esta difícil batalha, e saíram justamente debaixo de uma grande ovação do Inonu de Istambul.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com