terça-feira, 2 de agosto de 2011

Foi uma derrota passiva.

O FC Porto perdeu este domingo por 1-2 com o Lyon, em jogo de preparação disputado em Genebra, na Suíça. Apesar da derrota, o FC Porto realizou uma boa exibição, em especial na primeira parte, mas acabou derrotado por dois golos contra a corrente, que não põem em causa o bom jogo dos Dragões, que parecem prontos para o início dos jogos a sério.





Perante um bom adversário, que servia para testar as reais capacidades da equipa a uma semana do início da competição, o FC Porto mandou no jogo desde o apito inicial, desenhando uma série infindável de belas jogadas e de remates perigosos. O melhor jogador do Lyon foi o guarda-redes Vercoutre, que com um punhado de boas defesas, conseguiu manter a equipa na discussão do jogo.

Com muita circulação de bola, com muita posse e a jogar quase sempre no meio-campo do adversário, o FC Porto entrou a dominar e a querer mostrar o futebol que Vítor Pereira pretende para a equipa.

Contra a corrente, no primeiro ataque que efectuou, o Lyon chegou à vantagem, com Lisandro a rematar colocado, sem hipóteses para Helton. O ex-avançado do FC Porto não festejou o golo, por respeito para com a equipa que defendeu durante três épocas.

Estavam jogados oito minutos e a reacção do FC Porto surgiu três minutos depois, com Rúben Micael a concluir uma excelente jogada de Kleber pela direita. Antes, aos cinco minutos, já Hulk tinha posto à prova o guarda-redes Vercoutre, que defendeu bem um forte remate do brasileiro.

O jogo era um carrossel do FC Porto, com as oportunidades a sucederem-se e o Lyon sem capacidade para impedir o bom futebol dos campeões nacionais. Hulk, Moutinho, Sapunaru, novamente Hulk e Fucile, que rematou ao poste, tiveram o segundo golo nos pés, mas a sorte nada quis com os Dragões.

O Lyon só importunou a baliza de Helton por uma vez, com Gomis a cabecear ao lado um livre da esquerda.

Ao intervalo, a igualdade era uma grande injustiça e a segunda parte, apesar do FC Porto ter descido de rendimento, não foi muito diferente, com a equipa de Vítor Pereira a ser de longe a melhor em campo a que dispôs das melhores oportunidades. Djalma e Varela estiveram muito perto do golo, as acabaria por ser o Lyon a marcar, já nos minutos finais e depois de muitas substituições que descaracterizaram a partida, com Michel Bastos a aproveitar um ressalto em Fernando para fazer um golo fácil.

Nunca é bom perder, mas pelo futebol apresentado, o FC Porto está preparado para iniciar as competições oficiais, o que acontecerá no próximo domingo, quando defrontar o Vitória de Guimarães em Aveiro, em jogo para a Supertaça nacional.

Sem comentários: