segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

VAMOS LÁ SER OS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO, SERÁ QUE CUSTA ASSIM TANTO APOIAR OS JOGADORES DO NOSSO CLUBE...?




Ora esta situação particular de assobiar a equipa em certas alturas é ridícula e completamente estúpida, Quaresma é sem sombra de dúvidas o melhor jogador do FC Porto e mesmo do nosso campeonato.

É capaz de lances maravilhosos e de resolver jogos em jogadas individuais, é capaz de realizar assistências como nenhum outro, ou seja jogadores destes é óbvio que têm que ter uma certa dose de individualismo e precisam de fintar o adversário directo para desse modo criar desequilíbrios mas claro que nem sempre são bem sucedidos, claro que também não sou cego e vejo que o Quaresma por vezes só pensa nele e não joga em equipa e claro que não gosto, mas daí até o assobiar vai uma distância.

Ora o adepto tem que perceber isso e não pode assobiar um jogador que já deu tanto ao clube e quem sabe o que ainda poderá vir a dar até ao final desta época, porque estou convencido que no final da época o Quaresma irá para outras paragens e depois então talvez os adeptos sintam a falta dum dos melhores jogadores de sempre do nosso clube.

E pior é que estas manifestações negativas por parte dos adeptos a alguns jogadores dos nossos planteis ao longo dos anos criam “imagens negativas” em determinados jogadores.

Ainda me lembro que Secretário era um bom defesa direito e depois de fazer um bom europeu foi vendido. Não se deu bem e regressou, e a partir daí os adeptos duma maneira muito injusta e sem motivo aparente começaram a assobiar o atleta e foi o fim da carreira desse jogador quando ele chegou a fazer bons jogos pelo FC Porto. Mais recentemente foi Postiga que depois de já ter mostrado ao serviço do FC Porto que é bom jogador, entrou pelo mesmo caminho de descrença e os adeptos em vez de lhe darem apoio ainda o empurraram mais para baixo.

Eu pela minha parte assobiar nunca, critico quando entendo ser o caso mas podem crer que estarei sempre com a equipa e gostava que todos os adeptos entrassem por esse caminho de bem e nunca o caminho errado, ou será que nós somos com um certo clubezito que só tem boas assistências até ao 1/3 do campeonato.
O futebol de Quaresma é explosivo e fantasista, sempre com os olhos postos na baliza adversária. É um daqueles jogadores capazes de levantar um estádio com um toque de pura magia e também marcar um golo daqueles que não esquecem.

Como todos os jogadores fantasistas (C. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Messi, etc. Quaresma é um daqueles jogadores que joga para o espectáculo, mostrando dotes de classe, fintas e sempre pressionando de um para um o adversário mas claro está, tem o seu próprio feitio e a sua magia tem o reverso da medalha.

Dada a sua necessidade de brilhar e mostrar o seu futebol torna-se egoísta, por vezes abusando de jogadas individuais e tentativas de resolver sozinho os jogos. Muitas vezes resulta… outras não.

E claro está é aí que entra a tal relação amor/ódio com os adeptos. A maior parte dos adeptos do Futebol Clube do Porto são demasiado exigentes. Não toleram um jogador como Quaresma.

Ora o adoram e é o maior do Mundo como segundos depois o assobiam como se um jogador de um clube rival se tratasse.

São adeptos que por breves instantes se esquecem de um golo que nos deu um triunfo na Luz, de um golo que nos deu um triunfo na Turquia e de inúmeros outras ocasiões em que Quaresma resolveu.

Esta intolerância é um fenómeno social. Não vou entrar por aí a tentar perceber o porquê de tal coisa. Acho apenas um fenómeno pouco inteligente e com o qual não compactuo! Também me irrito com Quaresma e sei que por vezes é egoísta e tem de jogar para a equipa, mas ao mesmo tempo tenho para com ele todo o benefício da dúvida pois para mim é um daqueles jogadores que carregam a equipa às costas e resolvem jogos.

Quaresma entrou, tentou mostrar o seu futebol, carregando a equipa para cima do adversário, mostrando pormenores de classe e tentando o golo. Só que nada lhe corria bem. A maioria dos adeptos começou a assobiar o jogador. Quaresma naquela altura era o pior jogador do mundo para os adeptos do FC Porto.

Mas a qualidade de Quaresma cala-os, marcando o segundo golo do Porto. Num ápice volta a ser o jogador fenomenal aos olhos de todo o estádio. Mas aos seus próprios olhos era um jogador magoado e desiludido com os seus adeptos…

Porque não me digam a mim que agora Quaresma perdeu qualidades e determinações, ainda vamos um dia ter muitas saudades de Quaresma, pois se assim fosse o jogador não proferia estas palavras:

"Podem continuar a assobiar, que eu continuo a resolver jogos"



1 comentário:

zeza disse...

estas de parabens,orgulho em ser tripeiro-