sexta-feira, 8 de abril de 2011

A nossa ambição não tem fim, queremos conquistar a Liga Europa, e muito mais.

O campeão português manteve a invencibilidade frente às equipas russas e parte com uma larga vantagem para o jogo de Moscovo agendado para a próxima quinta-feira, com o excelente cabeceamento de Falcão a abrir as hostilidades. Varela e Maicon marcaram no espaço de cinco minutos da segunda parte, antes de Dmitry Kombarov reduzir para o Spartak e de Falcão fechar a contagem com os seus oitavo e nono golos na prova, o que lhe permite ascender à liderança dos melhores marcadores, com dez remates certeiros.
O FC Porto teve algumas dificuldades para impor o seu futebol inicialmente e lidar com as constantes desmarcações dos elementos mais avançados do Spartak, onde a velocidade de Welliton era uma constante ameaça. Fredy Guarín ainda assustou o guarda-redes Andriy Dykan com um disparo de longe que não errou o alvo por muito, decorria o minuto quatro, mas Welliton voltou a ter uma boa ocasião para inaugurar o marcador aos 11 minutos, quando iludiu a armadilha do fora-de-jogo e entrou na área portista, tendo Helton detido o remate fraco do dianteiro brasileiro. Hulk apareceu no encontro aos 22 minutos, ao flectir para o centro e a rematar forte de pé esquerdo, mas ligeiramente ao lado, isto numa altura em que os "dragões" já dominavam as operações perante um adversário cada vez menos atrevido no ataque. A pressão portista acabou por render dividendos a oito minutos do intervalo, quando um excelente cruzamento da esquerda de Álvaro Pereira proporcionou um ainda melhor cabeceamento em voo de Falcão. Hulk, na cobrança de um livre directo, acertou com estrondo na trave à passagem da hora de jogo, com Fernando a recargar muito por cima quando se encontrava em posição privilegiada. No entanto, o 2-0 surgiu mesmo cinco minutos volvidos, com Falcão a amortecer a bola de peito para o remate imparável de Varela. O terceiro golo portista demorou apenas mais cinco minutos, um canto foi cobrado por João Moutinho a proporcionou a Maicon o desvio certeiro de cabeça fazendo o 3-0. O Spartak parecia abatido, mas os visitantes receberam um balão de oxigénio passado um minuto, quando Kirill Kombarov aproveitou um lance que a defesa portista não conseguiu resolver na totalidade, não perdoando no duelo com Helton fez o 3-1. Hulk, Rolando e o recém-entrado James Rodríguez tiveram boas oportunidades para aumentar a vantagem dos dragões, mas acabou mesmo por ser Falcão a escrever o último capítulo do encontro, revelando todo o seu instinto matador após um brilhante cruzamento de Cristán Rodríguez aos 84' fez o 4-1, e no minuto 90' após livre cobrado por Beluschi na emenda Falcão fez o 5-1 um "Hat-trick" que embalou o FC Porto nesta noite europeia.





fotosdacurva

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

No primeiro jogo em casa após se ter sagrado vencedor do campeonato, Liga Zon Sagres e perante 38. 219 espectadores, em clima de festa, o F.C.Porto venceu categoricamente a excelente equipa do Spartak e por números que lhe dão grandes esperanças de seguir para as meias-finais da Liga Europa.
Mas até não entramos bem, pelo contrário, entramos preguiçosos, desconcentrados, abúlicos, ainda a festejar o título - o que é compreensível, ainda está bem fresca na memória a fantástica noite de domingo e as fortes emoções não se apagam com uma borracha, nem por mais avisos que se façam.

Com isso deixamos o Spartak ser perigoso e tivemos alguma sorte em não sofrer um golo, em duas boas oportunidades criadas e desperdiçadas por Welliton. Numa o brasileiro atirou para fora e noutra Helton, com uma excelente defesa evitou o golo moscovita. Aos poucos fomos despertando, reagindo, marcando melhor, começando a equilibrar e se não tinhamos feito muito para chegar à vantagem, também é verdade que acabamos a primeira-parte fortes, a encostar os russos e a mostrar o fogo do Dragão. Era o prenúncio do que estava para vir.
E o que veio, meus caros, foi um Porto de qualidade superior, um Porto intenso, fortíssimo, que faz acreditar e sonhar com tudo. Dominador, pressionante, jogando bem, naquele futebol de toque que nos encanta e atacando com contundência, o conjunto de Villas-Boas mostrou ao que vinha. Depois de Hulk ter deixado o aviso, aos 60 minutos, num livre superiormente marcado, que só a barra evitou e da recarga que Fernando desperdiçou, ao atirar para as núvens, o novo Campeão Nacional chegou ao dois a zero por Varela, passados 5 minutos, ao três zero passados 10, por Maicon. Pena que uma distracção, passados apenas 2 minutos após o golo do central e talvez motivada pela euforia da vantagem dilatada, tenha permitido aos russos diminuir, nessa altura, claramente contra a corrente de jogo.

Não acusamos o toque, voltamos a ir para a frente e ampliamos a vantagem, até aos cinco a um, curiosamente, já sem Hulk em campo e novamente por Falcao, que assim fez mais um hack trick na Liga Europa. O jogo acabou com a sensação que se durasse mais uns minutos podiamos conseguir um resultado histórico. Mas assim está muito bom, melhor era pedir de mais e se temos de manter a vontade, a determinação, o espírito correcto, que ainda há segundo jogo e cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a niguém, também é bem verdade que quem joga assim tem toda a legitimidade para cantar a música que os Super consagraram:
«Venceremos venceremos, venceremos outra vez, o Porto vai ganhar a Taça, como em 2003...»

É óbvio que quem marca três golos, tem de ser a figura do jogo, mas não muito, a equipa sim, é que merece o grande destaque. Este Porto tem muitos e bons jogadores, mas é cada vez mais uma grande equipa.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

P. Ungaro disse...

Boas,

Mais feito brilhante na carreira do FC Porto esta epoca, não só pela goleada mas fundamentalmente pela entrega ao jogo que podia ser complicado na "ressaca" da vitoria no campeonato.
Temos treinador, temos equipa, temos entrega e raça para estar e Dublin !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

De vitória em vitória, o FC Porto vai cumprindo na íntegra o seu destino que é VENCER.

Depois de dois títulos já garantidos (Supertaça e Campeonato nacional) os Dragões lutam ainda em duas frentes (Liga Europa e Taça de Portugal).

Também nestas, a ambição continua intacta, apesar da desvantagem na TP.

O FC Porto deu ontem um passo decisivo para a passagem às meias-finais da LE, com mais uma vitória justa e contundente.

Apesar de uma entrada no jogo um pouco displicente que nos podia custar caro, a equipa, logo que se conseguiu soltar do espartilho russo, partiu para uma exibição segura e intensa, coroada com belos golos.

Falcao foi um dos heróis da noite ao apontar três dos cinco golos portistas. Mas quase todos estiveram em bom plano, ultrapassada que foi a primeira meia hora de desconcentração, precipitação e desacerto quase geral.

Bom, depois foi o bom e o bonito. Equipa dinâmica, esclarecida, demolidora e imaginativa. Os golos acabaram por ser a sequência lógica do melhor futebol ofensivo então praticado. Se o acerto no capítulo do remate fosse completo o resultado poderia ter sido por números escandalosos.

Com esta gorda vitória, a viagem a Moscovo ficou mais desanuviada. Mas teremos de ser competentes para garantir mais uma vitória para continuar a cumprir o nosso destino.

Um abraço

Invictus disse...

Excelente segunda parte do FC PORTO e enorme jogo de R. FALCAO, que grande jogador:

(com musica de uma canção da Dina)

Jogou, marcou e "não" foi de cabeça
Falcão não há quem não te conheça
És um goleador ...
Fazes com que o Porto mais cresça

http://omundoazulebranco.blogspot.com/

Porfirio Hugo Sotto-Mayor disse...

Claro que aceito a troca de links... vou já adicionar à minha lista em
http://sopordesporto.blogspot.com/

Este ano ainda vão ser mais duas taças :)