domingo, 1 de agosto de 2010

Bordéus 2 - FC Porto 1: Com arbitragem que não respondeu de maneira correcta, na sua actuação.

A participação do FC Porto no Torneio de Paris não correu da melhor forma este fim-de-semana, com duas derrotas nos dois dias de prova em França. Ontem o FC Porto sucumbiu perante a equipa da casa, no Parque dos Príncipes e, este domingo, não se conseguiu impor perante o Bordéus. Atenção a esta defesa que tem muito a corrigir, falta confiança e decisão antecipada nos lances principais de bola parada.

Tal como frente ao PSG, era o FC Porto quem mais e melhor corria pelo golo, faltando-lhe apenas um pouco de fortuna na finalização. Em cima da meia hora, Walter confirmou a agressividade atacante que todos lhe reconhecem. Primeiro, e após assistência de Belluschi, rematou por cima. À segunda, e após jogada colectiva perfeita, culminou a combinação entre Belluschi e Varela com um remate seco, de pé esquerdo.

Sem que a sua produção o justificasse, o Bordéus acabaria de empatar, num lance que constituiu o cúmulo da tendência caseira da arbitragem. Da cobrança de uma falta inexistente, gerou-se confusão na área do FC Porto, com Ciani a empurrar descaradamente Sapunaru, permitindo a cabeçada de um companheiro. Todos viram menos o juiz. Inaceitável num torneio com este prestígio.

Quase sem pestanejar, o Dragão voltou à carga, com Falcao e James a darem nova dinâmica. A injustiça também serve para testar o Dragão e a pressão repetiu-se, sempre à procura de conquistar a bola, empurrar o adversário e abrir espaços. Seria, contudo, o Bordéus a chegar ao segundo golo, com felicidade e sem merecimento. Estava (mal) escrita a história de mais um jogo de preparação.

FICHA DO JOGO

Torneio de Paris 2010-08-01 (2ª jornada)

Parque dos Príncipes, em Paris
Árbitro: Jean-Charles Caillex (França)
Assistentes: Fedji Harchay e Hicham Zakrani

BORDÉUS: Olimpa; Chalme «cap.», Saunier, Ciani e Marange; Ducasse; Sertic, Jussié e Traoré; Saivet e Ayite
Substituições: Saunier por Henrique (46m), Sertic por Plasil (60m), Ayite por Gourcuff (66m), Traoré por Wendel (66m), Saivet por Cavenaghi (66m) e Ducasse por Sane (79m)
Não utilizados: Andrietti, Diarra, Fernando, Bellion, Lasne e Tremoulinas
Treinador: Jean Tigana

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Sereno, Maicon e Alvaro Pereira «cap.»; Souza, Belluschi e Ruben Micael; Ukra, Walter e Varela
Substituições: Ruben Micael por Castro (16m), Alvaro Pereira por Rafa (46m), Walter por Falcao (60m), Varela por James (60m), Maicon por Rolando (64m) e Sapunaru por Fucile (71m)
Não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles, Rodríguez, Hulk e Tomás Costa

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Walter (29m), Ayite (60m) e Ciani (83m)
Disciplina: Cartão amarelo a Chalmet (39m), Varela (45m), Maicon (62m) e Sane (81m)


1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

É preciso termos paciência, e dar tempo a este treinador e aos jogadores novos.

A equipa ainda está a assimilar as ideias do treinador, e é normal ainda não estarmos bem.

Penso que temos de definir o quanto antes, o futuro de Bruno Alves. Ele se não sair ... já está a fazer falta a esta equipa.

Na defesa temos de dar tempo às rotinas. Gostava mt de ver uma afirmação de Sapunaru. Gostava que Bruno ficasse, e caso não fique Maicon e Rolando com o tempo irão melhorar, embora, eu ache que necessitamos de um central de marcação.

O Maicon e o Rolando são excelentes centrais mas com características muito similares. O Sereno, é bom técnicamente, rápido, bom pé esquerdo, mas necessita de tempo para a adaptação.

O meio campo melhorou muito. Gosto sobretudo da forma como pressionamos mais, na busca da bola. Somos mais agressivos. Não existe como na era Jesualdo um 6 imóvel que só se limite a defender. O Fernando aparece muito mais em jogo, e as nossas duas formiguinhas de trabalho Ruben e Moutinho quando tiverem afinadinhos, acho que vamos ter um excelente trio.

Precisamos melhorar nas bolas paradas defensivas. Nas ofensivas penso que estamos melhor, com o Moutinho a bater.

No ataque falta o golo a Falcao, e um Varela ou Rodriguez em forma para disputar o lugar. Hulk continua igual a si mesmo, um desiquilibrador, que bate nas jabulanis como se não houvesse amanhã.


Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com