quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Liga Europa 1ª mão play-offs

Caros amigos Portistas,
Este jogo foi quase todo completamente controlado por o FCP, tivemos uma 1º parte de tal maneira tão controlada que a ausência de golos não se justificava, não contando como é óbvio com a grande penalidade que foi arrancada por Falcão, e a favorecer a nossa equipa que na minha opinião pessoal não se justificava, visto que já sofremos faltas bem piores na grande área em outros jogos e não foram assinaladas, mas o futebol também é feito de ilusões de óptica e passávamos a ganhar por 1-0 e o resto era conversa.
Acho também que Ukra acusou a responsabilidade que lhe foi incutida, na substituição de Hulk que desde já não é fácil, este por motivos pessoais esteve ausente desta partida, Ukra esteve algo nervoso, e com poucas entradas em comparação às que estamos habituados a ver com Hulk mas é compreensível. No meio campo Beluschi e João Moutinho, poderiam fazer muito mais e estar mais interventivos na partida, pois o Genk é uma equipa que por o seu futebol apresentado, tornava-se bastante acessível, bastando para isso acelerar mais um pouco e usar de alguma imaginação. Na defesa, Maicon poderia ver vermelho no encosto de cabeça que teve com o avançado do Genk, mas nem para isso os jogadores desta equipa belga tinham habilidade. Na 2ª parte, tudo bem diferente após as entradas de Ruben Micael, Souza, e Walter, o meio campo ficou completamente intransponível, ficando com a criatividade necessária para Souza com a parte de fora do pé fazer um grande golo num remate poderoso, após passe de Ruben Micael e aumentando o resultado para 2-0. O ataque ficou muito mais eficaz e conciso, dando a oportunidade também a Beluschi que numa jogada pessoal tirou da cartola um remate em jeito, e fechou a contagem deste encontro fazendo o 3-0. De todos os sectores da nossa equipa a defesa sem dúvidas nenhumas é a que mais me preocupa após algumas afinações, lá conseguiram acertar nas marcações, quanto a mim muito tardiamente, o objectivo foi cumprido e concretizamos a 1ª vitória na Liga Europa.

7 comentários:

Paulo Ferraz disse...

Já ia publicar uma postagem, mas alguém antecipou-se!

O Porto poderia ter tomado conta também da segunda parte, mas como diziam os comentadores da SIC, os jogadores desde cedo aperceberam-se que o Genk era uma equipa inferior e deixaram-se levar e isso abriu buracos na estrutura defensiva do Porto! Não quero dizer nomes, mas Maicon e Álvaro Pereira estiveram muito abaixo das expectativas na segunda parte!

Ultrasfcporto disse...

Boas amigo Paulo,
este jogo podia ser uma autentico massacre ao Genk, bastava o meio campo acelerar mais um pouco que eles tremiam por todos os lados, apenas bastou apelar á criatividade pessoal e também colectiva da equipa, que os jogadores do Genk ficaram sem capacidade de resposta, todos viram isso, acho que falta ainda alguma confiança neles próprios mas com o tempo vai lá, afinal estamos a começar. Agora aquela defesa não me convence falta ali uma voz de comando.

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos

Tripeiro disse...

Eu gostei. Passaporte praticamente garantido para a fase de grupos da Liga Europa. Dois grande golos ajudaram a carimbar a vitória.

Devagar se vai ao longe.

Parabéns aos portistas presentes.

dragao vila pouca disse...

Uma exibição fraca, abaixo do exigível a um candidato a vencer a Liga Europa.

Lenta, trapalhona, previsível, irritante, a primeira-parte do F.C.Porto, que apesar de ter controlado o jogo e um adversário só preocupado em defender, nunca foi capaz de ser contundente, encostar o Genk às cordas, marcar uma superioridade que se nota a olho nú.
Culpa de um meio-campo, que, com a excepção de um excelente Fernando, nunca encontrou as melhores soluções e de um ataque onde Ukra esteve muito mal, Varela abaixo das suas possibilidades e um Falcao desamparado e complicativo, não dando seguimento às jogadas em que se pedia mais rapidez de execução, junto a maior objectividade na decisão.
O 0-1 de alguma forma era injusto. Fizemos pouco para estar a ganhar.

A segunda-parte pode-se dividir em duas: antes e depois da expulsão do jogador do Genk. Antes, um Porto sem acertar, incapaz de controlar o jogo, mal posicionado e a dar várias abébias na defesa, que só não tiveram graves consequências, porque Helton está em grande e por duas vezes evitou aquilo que parecia certo, o golo dos belgas. Depois da expulsão, mais facilidades, mais controlo, mais acerto, mas mesmo assim, alguns deslizes na rectaguarda, que mostraram, sem margem para dúvidas, que temos de contratar um central de qualidade - espero que Otamendi não falhe!
Na parte final e já com os belgas rendidos, dos belíssimos golos, a darem ao marcador uma ideia de facilidades e de uma qualidade de jogo, que nunca existiu.

Resumindo: ganhamos claramente e com isso cumprimos o nosso objectivo de passar à Fase de Grupos. Temos gente, temos treinador, mas e contrário do que a exibição frente ao Benfica prometeu, ainda estamos longe de sermos uma equipa forte, equilibrada, contundente.

Até esse momento chegar, três jogos, três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido, ajudam a manter a moral em alta e a dar a tranquilidade necessária para trabalhar à vontade.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Três golos sul-americanos que nos colocam com um (ou dois...) pés na fase de Grupos da Liga Europa.
Bonito o gesto de Falcao, ao dedicar o golo a Hulk.
Notam-se alguns erros na equipa (esteve muito mal Maicon; venha o Otamendi pois Maicon ainda não está preparado) mas ainda não está nada fechado visto que, até dia 31 de Agosto, alguém pode sair ou mesmo entrar.
Uma grande vénia para André Villas Boas que mais uma vez sobe o que fazer.
No Dragão é para marcar mais golos!

Um abraço
http://odragaozinho.blogspot.com

Dragaopentacampeao disse...

Jogo aparentemente fácil que o FC Porto tratou de complicar, recorrendo a um ritmo de treino e pouco engodo pela baliza.

Sem Hulk, a quem presto as minhas homenagens pelo momento difícil que atravessa, os Dragões apresentaram-se lentos, previsíveis e sem imaginação. Dominaram na primeira parte mas sem criar grande perigo.

Já na segunda metade tiveram que aguentar a maior determinação belga e aí Helton respondeu com bravura e classe.

AVB acordou a tempo alterando o sistema de jogo. A inclusão de Souza e Rúben Micael foram fundamentais para a clarividência que o meio campo ganhou, com reflexos no resultado.

Grandes exibições de Helton e Fernando, dois gigantes em campo. Souza voltou a confirmar as boas indicações que já dera nos poucos minutos que jogou.

Muito trabalho espera a esta equipa para se assumir candidata ao triunfo deste troféu.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem fizemos um jogo "quanto baste" para levar de vencida uma equipa jovem, com jogadores de alguma qualidade. E demos uma passo rumo à fase de grupos da liga Europa.

Na primeira parte, entramos calculistas, a controlar e dominar o jogo. O adversário não teve bola, e apenas em fugazes contra-ataques tentava chegar à nossa baliza. Estivemos claramente à espera do erro do adversário, que se foi enervando com o decorrer da primeira parte, e acabou por cometer um penalti que nos deu a vantagem no marcador.
Na segunda parte, o Genk depois das alterações do seu treinador, começou a criar-nos problemas e não fosse Helton, teriam naquela altura empatado o jogo.
Mas Villas Boas, tem uma de muitas qualidades ... não perde tempo e mexe na equipa. Meteu mais gente no nosso meio campo, e voltamos a controlar e dominar o jogo. Com um futebol de troca e posse de bola, constantes tabelinhas, com naturalidade marcamos mais dois excelentes golos.
O de Souza foi fantástico.
Qt aos jogadores realce para os nossos 3 médios. O Belluschi com o Fernando e o Moutinho ao lado parece outro. Fica mais solto para o ataque.
Também os Fernando e o Moutinho varrem o meio campo todo. Impressionante o Moutinho ... não tem medo de fazer carrinhos, leva porrada que se farta,... e parece aqueles copos teimosos ... cai e levanta logo!
Grande exibição do Helton.
Maicon ontem foi capaz do melhor e do pior. Na nossa defesa, nota-se que falta ali agressividade no ataque à bola, antes mesmo de nos encostarem às cordas. Rolando esteve bem melhor.
Varela esteve outra vez abaixo das expectativas.
Ukra esteve bem, lutador, podia mesmo ter marcado.
Sapunaru e Alvaro cumpriram o seu papel, mas sem atacar muito.

Abraço a todos e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/