quarta-feira, 18 de agosto de 2010


Caros portistas,

Embora haja ainda alguma indefinição no plantel, a época, que até começou bem, pode vir a tornar-se ainda mais promissora, assim o permita a qualidade do(s) reforço(s) ainda por chegar. Confesso que a forma como nos superiorizámos ao benfica me surpreendeu. Não que a vitória, ou a certeza de que estaríamos na luta, tivesse sido uma surpresa. Para mim a surpresa reside no facto de o termos feito demonstrando uma superioridade avassaladora que nem uma equipa campeã e que apenas integrou um reforço no onze inicial não foi capaz de contrariar em momento algum.
Também não tinha dúvidas de que este FCP iria chegar. Só não pensei que pudesse ser tão cedo. A pré-época tinha mostrado bons pormenores ofensivos (algo não visto no FCP de há 4 anos a esta parte) mas uma grande fragilidade defensiva. Pois bem, no encontro da supertaça a defesa foi betão.
Contra a Naval há que ter a honestidade de admitir que jogámos mal, sobretudo na primeira parte. Mas também aí há coisas positivas:
  • Os campeões veêm-se em jogos em que não estão bem e ganham;
  • O FCP já consegue alternar entre dois esquemas tácticos durante um encontro (está a ver como é que se faz senhor Jesualdo???).
A primeira parte menos conseguida contra a Naval em nada belisca a minha crença de que esta época vai ser boa e que o FCP é capaz de "fazer coisas bonitas" com André Villas Boas. Pelo menos já se vê futebol em vez de transições à laia de corridas de 100m...

Sem comentários: